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Minha experiência com motos de baixa cilindrada

Minha última moto – CB 250 vendida em 2025

Minha experiência com motos de baixa cilindrada e um pouco da história

Trabalhei cerca de 10 anos fazendo entregas de moto, principalmente com a CG Titan 125, que considero uma moto muito resistente e confiável. Antes dela, tive uma CG ML, que foi minha primeira moto e que guardo com muita saudade — uma moto simples, mas que fez seu papel com excelência.

Também tive uma Turuna 125, lançada em 1979 e uma das primeiras motos esportivas brasileiras. Ela se destacava pelo guidão mais alto, maior distância entre-eixos, freio a disco dianteiro e suspensão dianteira do tipo Ceriani, trazendo avanços importantes para a época. A Turuna foi muito valorizada e ainda hoje é cobiçada por colecionadores.

Sobre a CG Today 125, ela foi uma evolução da CG ML, trazendo o sistema de ignição CDI em 1991, que substituiu o antigo sistema de platinado — que tinha problemas em dias de chuva, quando o platinado molhava e a moto parava de funcionar. A Today foi uma boa moto e marcou essa transição tecnológica.

A produção da CG Today parou em 1993, e em 1994 começou a produção da Honda CG Titan, que foi minha primeira moto zero quilômetro em 1999. A Titan trouxe melhorias e um design diferente, sendo até hoje uma das motos mais usadas para trabalho e uso diário devido à sua durabilidade.

Quem aí já teve moto com sistema de platinado? Conta aí nos comentários!

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